Pensamentos Sabotadores

18 maio

Na semana passada ministrei um treinamento sobre liderança e um dos temas que mais marcou os participantes foi esse. Os pensamentos sabotadores são bem trabalhados no coaching e em um processo de psicoterapia, na medida em que a pessoa vai aumentando seu nível de autoconhecimento, facilmente eles aparecem. Esses dias meu marido iniciou um processo de reeducação alimentar com uma nutricionista e logo na primeira sessão ela deu a dica: “Cuidado com os pensamentos sabotadores”. É um tema que volta e meia aparece…

Pensamentos sabotadores são aqueles pensamentos que, mesmo sem percebermos, impedem a gente de avançar na direção de algo melhor; seja uma mudança de hábito, uma conquista, uma meta. Por exemplo aqueles típicos: “eu não sou capaz de…”, “agora é tarde para…”, isso não é pra mim”, “sou assim mesmo não vou mudar”, “se eu tivesse dinheiro eu faria diferente”, “não sou tão bom quanto…” e tantos outros cheios de crenças capazes de limitar o nosso potencial.

É como a famosa história do elefante amarrado desde pequeno na cordinha. Ele tenta se soltar 1, 2, 3 vezes e não consegue, parando assim de tentar. Quando adulto, com toda a força que possui, se for amarrado à corda permanece obediente, sem tentar se soltar, pois aprendeu um dia quando pequeno que não conseguia.

Imagem

Os pensamentos sabotadores são crenças que aprendemos no passado e se enraízam na nossa mente. Não temos consciência deles mas eles têm um poder imenso sobre nós. Se levarmos em conta que nossos pensamentos influenciam também aquilo que sentimos, isso se torna ainda mais relevante. Sentimentos de baixa autoestima, desmotivação, falta de autoconfiança e coragem podem existir também em decorrência da existência de pensamentos sabotadores. Nossos pensamentos revelam muito sobre quem somos.

Para transformar os pensamentos sabotadores é preciso primeiro ganhar consciência deles. Na clínica utilizo uma ferramenta que chamo de gráfico de pensamentos. É como se fosse um diário dos pensamentos, ajudando o paciente a estar consciente do que passa pela sua mente ao longo de um dia. Muitas vezes traz insights significativos para o processo e ajuda a identificar os lixos mentais.

Gosto muito da metáfora de nossa mente como um jardim que precisa ser cultivado. Nós somos os jardineiros… as ervas daninhas, os pensamentos sabotadores e o que torna o jardim bonito é justamente aquilo capaz de trazer saúde para nossa mente.

Aprender a dominar um pouco mais nossos pensamentos é uma das formas de passar pelo processo de alfabetização emocional.

“Não podemos impedir que os pássaros voem sobre a nossa cabeça, mas podemos impedir que eles façam ninho.”  Lutero.

 

2 Respostas to “Pensamentos Sabotadores”

  1. Sonia Costa de LIma 10 de junho de 2014 às 9:56 #

    Olá, professora Mariana, que msg oportuna, sabemos d etudo isto, mas sempre ótimo rever e repensar atitudes e ajudar quem está passando por este dilema. Beijos. Sonia – da turma de Aconselhamento da Teológica.

    • Ressignifique 11 de junho de 2014 às 17:33 #

      Sonia!!
      Quanto tempo! É verdade… e é justamente essa a intenção do blog: instigar reflexões, reciclando e ressignificando antigas e construindo novas. Saudades de vc. Um beijo e Deus continue abençoando seu ministério.

Deixe um comentário